Reorganização curricular
Sinto
que mais uma vez não se pega o touro pelos cornos? É assim a modos como
uma pega de cernelha? Porque quanto ao Pré-escolar e ao 1ºCiclo nada de
fundamental.
Transição
obrigatória no 1º ano? Sim, continua a palhaçada. Planos de
Recuperação, Planos de Acompanhamento? Sim, continua a palhaçada. Apoio
ao Estudo para todos? Sim, continua a palhaçada com os EE a dizer que
sim, que sim, que sim?
27
horas letivas! Sim que ao Apoio ao Estudo vão TODOS, que todos são
filhos de gente! PCT? Sim, continua a palhaçada da burocracia.
Monodocência coadjuvada, em expressões? Sim, continua a palhaçada?
Apoios? Sim, continua a palhaçada da burocracia da articulação e mais
planificações e relatórios e relatórios e relatórios dos relatórios,
etc.? Das AEC s, do Apoio Educativo, da E. Especial, da coadjuvação, da
articulação da atividade A com as restantes, da B com as restantes, das C
com as restantes, da D com as restantes?
O 1º Ciclo é assim como um Aterro Sanitário da Educação!
Tudo lá vai parar! Tudo quanto existe cai! É a própria gravidade pura!
Não há tempo para o essencial! Não há tempo! É tudo Projeto: é o PNL, é o
PAM, é o de E. Sexual, é o Ensino Exp. das Ciências, é o de F Cívica, é
o de Área de Projeto, é o da CPCJ, é o do Centro de Saúde, é o da
Biblioteca Municipal, é o da Câmara Municipal, é o da Proteção Civil, é o
da articulação com o 2º Ciclo, é o da articulação com o 3º Ciclo, é o
da articulação com o Secundário, é o da articulação com o Pré Escolar, é
o da articulação com todos? E depois, planifique lá, faça esquemas e
mostre lá como se articula cada um, com cada qual e cada um com as
diferentes áreas curriculares disciplinares e com as áreas curriculares
não disciplinares, e com as AEC s? E depois registe lá, também, os
contatos Informais: com EE, com colegas, com e com e com e com? E
depois, avalie lá o que planificou explanando toda a articulação: o que
foi conseguido, o que não foi, o que fugiu à planificação, o que adaptou
e porquê? O que introduziu e porquê? E depois faça lá umas grelhas com
os resultados alcançados, um relatório? Corrido? Também. E já agora uns
gráficos? E já agora mais do mesmo, mas, comparativos, período a
período, e já agora compare lá com os resultados do ano passado? E já
agora passe lá uns Inquéritos e faça lá o tratamento dos dados? E o relatoriozinho corrido?
E já agora, não se esqueça de fazer a avaliação de cada atividade do
PAA, de outras que surjam e de cada projeto com os seus alunos, pois
existem documentos para o efeito?
Folhas
para fotocópias, toner, etc. e tal é que não! E já agora, Não se
atrevam a dizer que não! Não falo de ouvir falar: falo porque esta é a
realidade! NÃO TENHO ESPAÇO, NÃO TENHO TEMPO PARA O ESSENCIAL. Estou
farto! GOSTAVA DE SER SÓ PROFESSOR!
(via mail - autor desconhecido vs realidade bem conhecida.)
Quem não comunga desta realidade?!!!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário